A iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sobral de Monte Agraço levar a cabo este projeto, deve-se ao desafio da Comissão Nacional que reflete o crescente empenho desta no desenvolvimento de medidas de política para a construção da parentalidade livre de violência e promoção de comportamentos parentais respeitadores dos melhores interesses e direitos da criança, numa lógica comunitária, sistémica e com foco na prevenção.

Um dos princípios orientadores do Projeto Adélia é o desenvolvimento de Planos Locais de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens (PLPPDCJ), que envolvam a participação das crianças e jovens, garantindo estratégias de apoio a uma parentalidade responsável e positiva informadas em evidências.

Nesse sentido, a CPCJ de Sobral de Monte Agraço decidiu participar na iniciativa ciente de que esta se mostrará extremamente frutífera na criação de conhecimento que levará, por sua vez, a um planeamento estratégico e sustentado de atividades que terão por objetivo criar um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento das nossas crianças e jovens.

Deste modo, importará referir que este documento está dividido em duas partes. Em primeiro lugar, o Diagnóstico Local. Nesta parte do documento, é feito o mapeamento de diversos indicadores, relativos ao concelho de Sobral de Monte Agraço, que direta ou indiretamente são relevantes à infância e juventude.

Em segundo lugar, o Plano Estratégico. Nesta parte do documento, é vertida a informação diagnosticada, em particular os problemas sociais que afetam as crianças e jovens, e procurar-se-á dar respostas aos mesmos através do planeamento estratégico de projetos de intervenção social.

Por fim, importa salientar que o Plano Estratégico Local estará em vigor entre 2022 e 2024. Decidiu-se que vigorará apenas durante 3 anos (2022, 2023 e 2024), dado que vivemos num mundo global em que as transformações sociais são cada vez mais frequentes e abruptas, obrigando a que haja um constante diagnóstico e reajustamento das estratégias de intervenção social.