Bem vindo/a ao Sobral de Monte Agraço

Energia

No ano de 2002 na Cimeira da Terra, realizada em Joanesburgo, colocou-se na ordem do dia a problemática do desenvolvimento sustentável. Para que o mesmo seja possível é necessário conciliar o crescimento económico, a coesão social e a salvaguarda do meio ambiente.

No capítulo ambiental, todas as entidades que têm responsabilidade na administração do planeta Terra comprometeram-se a promover um aumento da produção de energias alternativas, com o objetivo de se passar dos 4% para uma meta situada nos 12%. A energia eólica é uma destas alternativas.

A energia eólica é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja não se esgota, pelo que se apresenta como uma solução com grandes potencialidades em termos de desenvolvimento futuro.

O Concelho de Sobral de Monte Agraço é um caso único no panorama nacional, com os 16 torres eólicas existentes a produzirem mais do dobro da energia consumida atualmente no Concelho, que esperamos possa vir a ser pouca para responder ao desenvolvimento que queremos para o Concelho, especialmente ao nível da implantação de novas empresas.

Presentemente contabilizam-se, no território municipal, 248 equipamentos produtores de eletricidade a partir de energias renováveis:

26 torres eólicas, distribuídas por 4 parques eólicos, correspondentes a uma potência de 39,20 MW e a uma produção anual energética de 34 GWh, com uma renda para o município de aproximadamente 250.000 €.

X