Bem vindo/a ao Sobral de Monte Agraço

Núcleo Museológico do Vinho

O Núcleo Museológico do Vinho está instalado numa antiga adega que o município reconverteu e patrimonializou com vista à preservação do testemunho cultural de uma das atividades mais emblemáticas do concelho. Ainda que o lagar de prensa de vara, na sua função original, não tenha utilização nos dias que correm, ele existe em representação de uma das formas arquitetónicas rurais mais importantes da região.

Desde 1992, o Núcleo Museológico do Vinho constitui-se como uma mostra de utensílios e alfaias agrícolas que documentam os métodos e as técnicas empregues na viticultura e na vinificação.

De caracter permanente, a pequena exposição procura, através dos objetos etnográficos expostos e do seu próprio espaço, dar a conhecer a memória daquela que fora, outrora, uma das principais atividades económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção de vinho. As peças da sua coleção ilustram algumas das operações desta atividade, mostrando como métodos tão artesanais, à luz da modernidade, se constituíram como autênticos inventos revolucionários para a época.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais entre em contacto connosco.

  • De acordo com o horário da Galeria Municipal ou mediante marcação de visita
  • Rua 10 de Fevereiro | 2590-002 Sobral de Monte Agraço
  • (+351) 261 942 296
  • turismo@cm-sobral.pt

FORMULÁRIO DE MARCAÇÃO DE VISITA

Nome Responsável

Email

Telefone

Morada

Grupo

Dia

Hora

N.º de Participantes

* Campo de preenchimento obrigatório

Os dados recolhidos destinam-se a facilitar os contactos entre si e o Município do Sobral de Monte Agraço e serão incluídos na nossa agenda de contactos, de acordo com a Legislação de Proteção de Dados em vigor. Para saber mais sobre a nossa Política de Privacidade clique aqui

X