Bem vindo/a ao Sobral de Monte Agraço

Ar Livre

PR1 – Rota dos Moinhos do Sobral

O PR1 “Rota dos Moinhos de Sobral” é um percurso pedestre de pequena rota circular, marcado nos dois sentidos de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Campismo.

Os moinhos de vento constituem elementos de destaque nesta região, onde só no território de Sobral de Monte Agraço ainda existem 43 moinhos. Ao longo destes 14km, poderá comprovar que a temática dos moinhos se encontra bem presente. O percurso leva-nos a locais com interesse histórico, cultural e paisagístico, tais como o Forte do Alqueidão, a capela Romano-Gótica de S. Salvador e a Igreja de Santo Quintino.

Sugerimos: Faça uma pausa para recuperar energias no núcleo de apoio ao visitante, uma zona de lazer com mesas, bancos e sombra.

Para mais informações sobre o PR1 – Rota dos Moinhos de Sobral, contacte o Posto de Turismo ou faça o download do Folheto Informativo PR1 “Rotas dos Moinhos do Sobral”.

PARTIDA E CHEGADA

Campo da Feira na Vila de Sobral de Monte Agraço

COORDENADAS DE LOCAL DE PARTIDA

Latitude 39.017844 | Longitude -9.148091

ÂMBITO

Ambiental, Cultural e Desportivo

TIPO DE PERCURSO

Pequena Rota, por caminhos tradicionais e florestais

DISTÂNCIA A PERCORRER

14 Km

NÍVEL DE DIFICULDADE

Fácil, acessível a todos

ÉPOCA ACONSELHADA

Todo o ano

PR2 – Rota do Sizandro

O PR2 “Rota do Sizandro” é um percurso pedestre de pequena rota, com cerca de 11 Km, circular, com início e fim no Rio da Bica, na localidade de Sapataria. Está marcado, nos dois sentidos, de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

O percurso leva o caminhante a locais com interesse histórico, cultural e paisagístico, tais como os Moinhos da Atalaia e a Igreja de Nossa Senhora da Purificação. Percorrendo caminhos tradicionais e florestais deixe-se envolver no ar puro e perfumado pelas árvores de frutos de época.

Sugerimos: Após passar por cima do túnel da linha ferroviária, na próxima aldeia (a aldeia da Guia), faça uma paragem nos lavadouros da Guia, aí tem água canalizada caso se queira refrescar ou encher os cantis.

Para mais informações sobre o PR2 – Rota do Sizandro, contacte o Posto de Turismo ou faça o download do Folheto Informativo PR2 “Rota do Sizandro”.

PARTIDA E CHEGADA

Largo do Rio da Bica, Sizandros – Sapataria

COORDENADAS DE LOCAL DE PARTIDA

Latitude 38.964641 | Longitude -9.193707

ÂMBITO

Ambiental, Cultural e Desportivo

DISTÂNCIA A PERCORRER

11 Km

NÍVEL DE DIFICULDADE

Fácil, acessível a todos

ÉPOCA ACONSELHADA

Todo o ano

GR30 – Grande Rota das Linhas de Torres "Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço"

O GR 30 “Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço” é um percurso pedestre de grande rota, com cerca de 16 Km, linear, com ponto de partida na localidade de Patameira e ponto de chegada na localidade de Correntes (Valgarfos). Está marcado nos dois sentidos, de acordo com as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Este troço desenvolve-se em torno da principal posição de defesa das Linhas de Torres e proporciona ao caminhante uma experiência invulgar que alia o ambiente o desporto e o turismo à história da 3ª Invasão Francesa a Portugal. Por entre montes e vales destaca-se a passagem nos Fortes do Alqueidão, Simplício e Machado e no Quartel-General onde se instalou Wellington.

Sugerimos: Faça uma pausa para recuperar energias no núcleo de apoio ao visitante, uma zona de lazer com mesas, bancos e sombra.

Para mais informações sobre o GR30 – Grande Rota das Linhas de Torres “Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço”, contacte o Posto de Turismo ou faça o download do Folheto Informativo GR30 – Grande Rota das Linhas de Torres “Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço”.

PARTIDA E CHEGADA

Patameira e Correntes (Valgarfos)

COORDENADAS DE INÍCIO DE TROÇO CONCELHIO

Latitude 39.009354 | Longitude -9.193007

COORDENADAS DE FIM DE TROÇO CONCELHIO

Latitude 38.982795 | Longitude -9.129143

ÂMBITO

Ambiental, Cultural e Desportivo

DISTÂNCIA A PERCORRER

16 Km

NÍVEL DE DIFICULDADE

Médio/Elevado

ÉPOCA ACONSELHADA

Todo o ano

Circuito do Alqueidão

É um circuito de visita ao ar livre, situado na serra do Olmeiro, que dista 5km a sul da vila de Sobral de Monte Agraço e do Centro de Interpretação das Linhas de Torres. Integra um conjunto de trilhos que ligam entre si quatro fortes da 1.ª Linha de Defesa de Lisboa (Fortes do Alqueidão, Machado, Novo e Simplício), construídos entre 1809-10, com a principal missão de proteger a capital da invasão do exército francês.

No núcleo de apoio ao Circuito do Alqueidão deixe o carro no estacionamento e siga à descoberta do Circuito do Alqueidão, este está sinalizado com placas direcionais vermelhas e interpretativas dos locais visitáveis.

Suba pela estrada militar de acesso ao Forte do Alqueidão e calcorreie as estórias desta calçada. Concluída a subida terá uma agradável surpresa, o Forte do Alqueidão surge envolto numa paisagem imensa que se estende entre o rio Tejo e o oceano Atlântico. Marque o seu ritmo e explore o Forte do Alqueidão. Saindo do Forte do Alqueidão desça pela estrada de terra paralela à estrada militar e continue a aventura virando no primeiro entroncamento à direita, em direção aos Fortes do Simplício e do Machado.

Em cada um destes Fortes está uma placa de contexto histórico-militar informando da sua dimensão, missão, guarnição e bocas-de-fogo.

Retome o mesmo caminho em direção ao parque de estacionamento do Circuito do Alqueidão. Quando estiver de partida faça um desvio à esquerda, em direção ao Forte Novo, onde poderá avistar todo o terreno de Santo Quintino, o vale que segue de Sobral para Arruda dos Vinhos, o Tejo e outros Fortes da 1.ª Linha como o da Caneira, do Paço, do Moinho Céu e da Carvalha.

Geocaching

O Geocaching é uma atividade ao ar livre, que reúne já milhares de praticantes em Portugal, e que consiste em encontrar geocaches (recipientes) escondidos, que facilmente passam despercebidos ao cidadão que desconhece a atividade. A prática desta atividade permite a descoberta de locais histórico-culturais, naturais e de enorme valor paisagístico proporcionando ao mesmo tempo a interação com a natureza.

Em Sobral de Monte Agraço existem mais de 3 dezenas de geocaches escondidas ao longo dos 51km2 que delimitam o concelho. Para conhecer a localização dessas geocaches clique no link abaixo.

Miradouros

Alto da Forca

A apenas 900 metros do centro histórico da Vila, encontra-se o Miradouro do Alto da Forca. Neste pode contemplar as vistas sobre a Serra do Socorro, o Forte do Alqueidão, o Forte Novo e a Igreja de S. Quintino.

Coordenadas: Latitude 39.010938| Longitude -9.153658

Casais de Santo Quintino

Passe no miradouro de Casais de Santo Quintino e nele conseguirá avistar a Serra do Socorro, as aldeias de Casais de Santo Quintino, Vermões e Cabeda e parte da vila de Sobral incluindo o moinho do Sobral. É também possível avistar, na maioria dos pontos mais altos, antigos moinhos ícones do concelho de Sobral de Monte Agraço.

Coordenadas: Latitude 38.983560 | Longitude -9.163567

Forte do Alqueidão

Entre no Forte do Alqueidão e suba até ao Observatório da Paisagem, aí poderá deslumbrar-se com as vistas sobre a Serra de Montejunto, a Serra do Socorro, Montachique, Sintra, Lisboa, o Rio Tejo, o Oceano Atlântico e sobre a primeira linha defensiva das Linhas de Torres.

Coordenadas: Latitude 38.986730 | Longitude -9.150789

Parques de Merendas

Parque de Desporto e Lazer Álvaro Pipa Correia

Instalações: Estacionamento gratuito, 9 mesas com capacidade para 8 pessoas por mesa, um assador; ponto de água canalizada; zona de sombra; campo de futebol e parque infantil.

Coordenadas: Latitude 39.017742 | Longitude -9.147251

Parque de merendas Núcleo de Apoio ao Visitante

Instalações: Estacionamento gratuito; Possui 4 mesas com capacidade para 10 pessoas por mesa, um assador; zona florestal na envolvente muito próximo dos Fortes do Alqueidão, Simplício, Machado e Novo.

Coordenadas: Latitude 39.017742 | Longitude -9.147251

Parque de merendas no Eucaliptal

Instalações: Estacionamento gratuito; Possui 11 mesas com capacidade para 4/8 pessoas por mesa; um assador e um forno a lenha; zona de sombra.

Coordenadas: Latitude 39.023852 | Longitude -9.156014

X