O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

Financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas e pelo Instituto da Segurança Social, I.P., tem por finalidade apoiar indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade económica, através da distribuição de géneros alimentares, bem como ao desenvolvimento de medidas de acompanhamento, com vista à inclusão social.

PARCERIAS

Este consórcio é constituído pela Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães (Torres Vedras), enquanto entidade coordenadora. Paralelamente, o Município de Sobral de Monte Agraço, Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Luz, Associação de Socorros da Freguesa de Dois Portos, Casa do Povo da Freguesia de Freiria, Casa do Povo da Freguesia do Ramalhal, enquanto entidades mediadoras.

DESTINATÁRIOS

Podem ser destinatários finais do POAPMC os indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade económica.

Para inscrição e análise da situação, as pessoas que pretendam beneficiar do programa, deverão contactar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Instituto de Segurança Social, sita Rua Dr. Correia Guedes 37, 2590-015 Sobral de Monte Agraço, telefone: 261 941 083.

OPERACIONALIZAÇÃO

O Município de Sobral de Monte Agraço, através da Unidade de Educação e Ação Social, enquanto entidade mediadora, tem como função apoiar a distribuição de géneros alimentares às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à sua inclusão social.

CABAZ ALIMENTAR

O cabaz alimentar é constituído por produtos secos, frios e congelados que são entregues pela entidade coordenadora à entidade mediadora e por fim aos destinatários finais. Dos produtos secos fazem parte: leite, arroz, massa, feijão encarnado enlatado, grão-de-bico enlatado, ervilha enlatada, atum, cavala e sardinha enlatados, bolacha maria, tostas, cereais de pequeno-almoço, tomate pelado enlatado, marmelada e azeite. Dos produtos frios fazem parte o queijo e o creme vegetal. Dos congelados fazem parte: frango, pescada, mistura de vegetais, espinafres, brócolos, cenoura, feijão verde e alho francês.