Bem vindo/a ao Sobral de Monte Agraço

Centro de Interpretação das Linhas de Torres

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) é um espaço museológico polinucleado que tem como objetivo salvaguardar, estudar e promover o património das Linhas de Torres enquanto sistema de defesa militar que ditou a derradeira retirada do exército napoleónico de Portugal, naquela que ficou conhecida como a 3.ª invasão francesa – um dos episódios mais marcantes da Guerra Peninsular.

Situa-se no centro histórico da vila de Sobral de Monte Agraço, outrora, palco de um dos mais expressivos combates entre as tropas aliadas (portuguesas e inglesas) e as tropas francesas – o combate de Sobral.

O CILT integra a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e na sua dependência direta está o Circuito de Visita do Alqueidão. A partir dele é, também, possível conhecer o Percurso de Wellington e obter informação acerca de outros percursos e da atividade da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Com o objetivo de dar a conhecer este período da história portuguesa e europeia, de promover o interesse pela cidadania e pela autodeterminação dos povos, o CILT desenvolve com várias entidades ateliês pedagógicos. Faz, também, acompanhamento de visitas á exposição e ao Circuito do Alqueidão a grupos de crianças e jovens e a grupos de adultos, mediante marcação prévia.

Contactos

  • De terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Encerra à segunda-feira e feriados)
  • Praça Doutor Eugénio Dias, 12 | 2590-016 Sobral de Monte Agraço
  • (+351) 261 942 296
  • cilt@cm-sobral.pt
  • www.cilt.pt
X