Rota História das Linhas de Torres vence 1.º Prémio nos ECTN Awards 2025
- Em 15 Outubro, 2025
A Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Invasões Francesas, com sede em Sobral de Monte Agraço, foi distinguida com o 1.º Prémio na categoria “Digitalisation in Smart Tourism Cultural Heritage and Creativity aspects, enhancing visitor experiences”, na 12.ª edição dos ECTN Awards 2025, que teve lugar em Sibiu (Roménia)
O projeto premiado “Time travel was once the stuff of science fiction”, foi desenvolvido no âmbito da cooperação em rede dos Itinerários Napoleónicos Portugal e representa um marco na digitalização do património histórico e cultural associado às Invasões Francesas.
Ao todo, o projeto contemplou a criação de 13 ambientes de Realidade Virtual e 13 experiências de Realidade Aumentada, que permitem aos visitantes reviver de forma imersiva e inovadora episódios das 1.ª e 3.ª Invasões Napoleónicas em 13 municípios portugueses: Almeida, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Loures, Lourinhã, Elvas, Mafra, Mealhada, Mortágua, Penacova, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Em Sobral de Monte Agraço, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) – equipamento âncora da RHLT e espaço de referência na interpretação do património militar – desempenhou um papel central na implementação e dinamização do projeto. O CILT é hoje um ponto de contacto privilegiado com a rede e oferece experiências imersivas que articulam inovação tecnológica, conhecimento histórico e valorização do território.
Enquanto a Realidade Aumentada recria acontecimentos históricos diante dos olhos do visitante, a Realidade Virtual abre portas para os bastidores do conflito, revelando locais estratégicos e decisões das figuras marcantes da época.
No caso de Sobral, a Realidade Virtual pode ser experimentada no CILT, enquanto a Realidade Aumentada está disponível no início da estrada militar e no Forte do Alqueidão — descobri-la faz parte do desafio e da magia da visita.
Este projeto, alinhado com a Estratégia Nacional para o Turismo 2027, representa um passo decisivo na transição digital do destino e na promoção de um turismo inteligente, criativo e sustentável, reforçando a valorização do património cultural material e imaterial.
Com o apoio das Entidades Regionais de Turismo do Centro, Lisboa, Porto e Norte, e do Turismo de Portugal, o projeto tem-se afirmado como uma boa prática nacional e europeia em matéria de digitalização do património cultural e de criação de soluções inovadoras para enriquecer a experiência turística.
No contexto europeu, a RHLT destaca-se pela forma como articula o património militar e a memória histórica europeia, integra inovação tecnológica, promove a participação das comunidades e reforça a cooperação territorial transnacional. Esta dimensão é potenciada pela ligação ao Itinerário Cultural Europeu “Destination Napoleon”, certificado pelo Conselho da Europa e gerido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, da qual é vice-presidente.
Para a Rota Histórica das Linhas de Torres, esta distinção “reforça a visibilidade dos destinos culturais europeus, promove a partilha de boas práticas e incentiva a criação de redes de cooperação internacional. É um reconhecimento que valoriza o nosso património, o trabalho em rede e o papel estratégico da Associação, com gestão em Sobral de Monte Agraço, nas áreas do turismo, património e inovação.”
A edição de 2025 dos Prémios “Destino de Turismo Cultural Sustentável” foi organizada pela European Cultural Tourism Network (ECTN), em parceria com a Europa Nostra, a Comissão Europeia de Turismo e a NECSTouR, com o apoio da Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa, no âmbito dos projetos INSPIRES SMP, EnoGastroDEST e Smart Tour Interreg Europe.
0 Comments