Linhas de Torres acolhem evento europeu inédito em Portugal
- Em 24 Junho, 2025
De 11 a 13 de junho de 2025, as Linhas de Torres Vedras foram palco da 12.ª edição da Training Academy das Rotas Culturais do Conselho da Europa, um evento de referência a nível europeu que, pela primeira vez, se realizou em Portugal.
Organizada pelo Instituto Europeu das Rotas Culturais (EICR), com a coorganização da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas – entidade gestora da Rota Cultural Europeia Destination Napoleon – e da Federação Europeia Iter Vitis, responsável pela rota com o mesmo nome, a academia contou ainda com a colaboração da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e do Município de Torres Vedras.
Sob o tema “Cooperação e Rotas Culturais”, esta edição reuniu cerca de 100 representantes das 48 Rotas Culturais certificadas pelo Conselho da Europa, oriundos de vários países europeus, para três dias intensos de workshops, painéis de discussão e sessões de networking. O objetivo foi reforçar as ligações entre rotas, promover a cooperação intercultural, inter-rotacional e transnacional, e planear projetos conjuntos para o futuro.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer de perto a história das Invasões Francesas em Portugal e o trabalho da RHLT na valorização deste património. As visitas de estudo incluíram o Forte de São Vicente, onde os recriadores históricos da Companhia de Artilharia de Sobral e da Guerrilha de Montagraço proporcionaram momentos interativos, evidenciando o potencial educativo da encenação histórica.
Um dos pontos altos do programa foi a sessão dedicada à gamificação e educação patrimonial. Relativamente à última, coube a Maria João Martinho, técnica da RHLT, apresentadar alguns dos recursos pedagógicos desenvolvidos para envolver comunidades escolares e famílias, como o livro infantojuvenil Jean, John e João (também traduzido em inglês), o booklet pedagógico para professores, o Caderno de Campo e o jogo de tabuleiro Napoleão Bonaparte: o princípio do fim.
Foi também dado a conhecer o projeto europeu MEDRoutes – Desafios e oportunidades para as Rotas Culturais, no âmbito do qual o município de Sobral de Monte Agraço se encontra a dinamizar a participação ativa de agentes locais na valorização turística e cultural da Rota Histórica das Linhas de Torres num novo itinerário europeu, mais “verde” e sustentável.
A vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino – também vice-presidente executiva do Destination Napoleon – moderou o painel “As Rotas Culturais do Conselho da Europa para além das fronteiras europeias”, reforçando a ambição internacional das rotas enquanto plataformas de diálogo intercultural e desenvolvimento sustentável.
Apesar de dirigido exclusivamente a representantes das Rotas Culturais, os resultados e reflexões da 12.ª Training Academy serão posteriormente partilhados no website oficial do programa das Rotas Culturais do Conselho da Europa, alargando o seu impacto a todos os interessados no futuro da gestão do património cultural europeu.
A realização da Training Academy em Portugal não só evidenciou a relevância crescente da Rota Histórica das Linhas de Torres no contexto europeu, como reafirmou o potencial das rotas culturais como instrumentos de coesão, memória partilhada e inovação na forma como se vive e transmite o património comum da Europa.
0 Comments