Sobral de Monte Agraço esteve no Encontro Anual da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas
- Em 14 Maio, 2025
Houve ainda lugar para avaliar o impacto das atividades realizadas em 2024 e delinear os planos estratégicos e financeiros para o ano em curso. Neste contexto, o papel da Rota Histórica das Linhas de Torres foi amplamente reconhecido, especialmente com a apresentação da versão inglesa do livro infantojuvenil “Jean, John e João”, que despertou o interesse de várias cidades para o desenvolvimento de projetos educativos em rede.
Foi também apresentada a próxima edição do Festival das Novas Invasões, a realizar-se entre 28 e 30 de agosto, cujo programa destinado ao público em geral, e em especial às famílias, agrega iniciativas que misturam a cultura popular e a recriação histórica com arte e a criatividade contemporâneas.
Outro ponto alto do encontro foi o anúncio de que Portugal acolherá, entre 11 e 13 de junho de 2025, a 12.ª edição da Training Academy dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, sob o tema “Cooperação e Rotas Culturais”. Este importante evento será coorganizado por várias entidades europeias, com a colaboração da Rota Histórica das Linhas de Torres, por se realizar no seu território, reforçando o papel ativo de Portugal na formação e capacitação de gestores culturais.
Igualmente realçado foi o projeto europeu MED-Routes, cofinanciado pelo programa Interreg MED, que visa promover o turismo cultural sustentável através da criação de eco-itinerários em rotas culturais europeias. A Rota Histórica das Linhas de Torres é um dos principais parceiros, com envolvimento direto do Município de Vila Franca de Xira na gestão financeira do projeto, e com a colaboração de agentes económicos de todo o território da RHLT, inclusive de Sobral de Monte Agraço, e de entidades de diversos países europeus, tais como Itália, Espanha, Chipre, Croácia e Bulgária.
O Encontro Geral Anual da FECN reafirmou a importância da cooperação em rede entre cidades que partilham um património europeu comum, criando sinergias que fortalecem a identidade cultural e fomentam o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis no setor do turismo e da cultura para benefício das comunidades locais.
A Rota Histórica das Linhas de Torres, presidida por José Alberto Quintino, é membro da FECN desde 2019 e integra o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoeloen, certificado pelo Conselho da Europa. Atualmente a vice-presidência executiva da FECN está a cargo da vice-presidente da RHLT, Ana Umbelino.
O próximo Encontro Geral Anual ter lugar em Montenegro.
0 Comments