A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos começou no dia 21 de novembro de 2020 e termina no dia 29 do mesmo mês, e este ano está subordinada ao tema “Resíduos Invisíveis”. Durante esta semana, o objetivo principal é alertar e sensibilizar as pessoas para a enorme quantidade de resíduos produzidos durante o processo de fabrico dos produtos que compramos, bem como para aqueles que serão produzidos depois do seu consumo.

Ao longo da semana, partilhamos sugestões de como mudar os nossos hábitos de consumo para hábitos mais sustentáveis e conteúdos informativos ligados aos resíduos, à reciclagem e também à redução da sua produção pois não importa só reciclar diariamente, é imperativo também reduzir os resíduos que produzimos no dia-a-dia.

Saiba mais sobre a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos em https://ewwr.eu/por/.

ECOCENTRO

No Município de Sobral de Monte Agraço existe um Ecocentro, gerido pela Valorsul, onde são depositados diariamente os resíduos indiferenciados recolhidos pelos serviços municipais.

O Ecocentro é um espaço aberto ao público, onde é possível colocar, de forma gratuita, diferentes tipologias de resíduos em contentores próprios.

Resíduos aceites:

• Papel e Cartão
  • Embalagens de Vidro
  • Embalagens Plásticas
  • Embalagens Metálicas
  • Madeiras e Paletes
  • Pilhas
  • Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
  • Lâmpadas Fluorescentes

Morada:

• Rua Casal do Passarinho, Sapataria - Sobral de Monte Agraço

Horário:

• 2ª a 6ª Feira: 8h00 às 11h30 | 13h00 às 16h30
  • Sábado: 8h00 às 11h30

"Toneladas de Ajuda"

Sabia que ao reciclar pode estar a ajudar uma instituição de solidariedade social? Através da campanha “𝗧𝗼𝗻𝗲𝗹𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝗷𝘂𝗱𝗮”, a Valorsul uniu a reciclagem à solidariedade e por cada tonelada de embalagens de plástico ou metal entregues nos Ecocentros, a Valorsul doa 300 euros a uma instituição.

A Comunidade Vida e Paz, uma das IPSS’s do nosso concelho, já aderiu a esta iniciativa. As IPSS’s que se queiram juntar à iniciativa, podem fazê-lo entrando em contacto com a Câmara Municipal.
Pode entregar as suas embalagens de plástico e metal no Ecocentro de Sobral de Monte Agraço, e ao fazê-lo estará sempre ajudar: o ambiente e uma instituição.

Saiba mais aqui.

Hábitos para reduzir a produção de resíduos

A prevenção de resíduos ocupa um lugar fundamental na sua gestão e pode ser definida como um conjunto de medidas a adotar para evitar que um produto se torne num resíduo.

Aqui estão 10 exemplos de comportamentos que todos podemos adotar para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos e assim ajudar o ambiente.

• Opte por lâmpadas de baixo consumo - uma lâmpada de baixo consumo gasta 80% menos de eletricidade e a sua duração de vida é entre 6 a 8 vezes superior!
  • Opte por produtos de longa duração e não descartáveis como por exemplo os panos de limpeza em tecido, as lâminas de barbear recarregáveis, as canetas com recargas, as pilhas recarregáveis, etc.
  • Reutilize e mande arranjar tanto quanto possível os seus equipamentos elétricos e eletrónicos.
  • Evite a publicidade indesejada na sua caixa de correio, colocando-lhe um autocolante “Publicidade aqui não”.
  • Dê uma segunda vida à roupa que já não utiliza, oferecendo a instituições, familiares ou amigos.
  • Utilize fraldas reutilizáveis.
  • No trabalho e em casa, dê prioridade ao email em vez do fax ou do correio normal. Imprima apenas as páginas que realmente precisa, utilize a opção frente e verso da sua impressora e use o papel que já não precisa como rascunho.
  • Leve a sua própria chávena ou garrafa para o seu local de trabalho.
  • Reutilize mobiliário e material de escritório, e também envelopes de circulação interna e pastas de arquivo.
  • Alugue ou peça emprestadas as ferramentas de jardinagem ou bricolage de que necessita ocasionalmente.

Lembre-se que o melhor resíduo é aquele que não foi produzido!

Compostagem

Compostar, outra forma de reciclar

A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço tem em curso um projeto de compostagem doméstica, em parceria com a Valorsul.

Compostar, outra forma de reciclar é o mote desta iniciativa, através da qual os munícipes interessados poderão receber, de forma gratuita, um compostor para utilizar na sua habitação. Para isso, deverão dispor de um espaço verde – quintal, jardim, horta – e ter disponibilidade para participar numa ação de formação sobre a temática da compostagem doméstica.

A candidatura a este projeto deverá ser realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, existindo apenas 20 vagas para a sessão. A ação de formação deverá ocorrer no início do ano 2021.

A compostagem doméstica é um processo biológico através do qual os microorganismos convertem a matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim) num fertilizante rico em nutrientes, que se chamada composto. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma nova vida.

Este processo contribui não só para enriquecer o solo como também para diminuir a quantidade de matéria orgânica misturada com os resíduos sólidos urbanos, que representa atualmente cerca de 40% desses resíduos.

Saiba mais em Compostar, outra forma de Reciclar | Valorsul.