Tomada de Posse dos órgãos municipais para o mandato 2025-2029
- Em 6 Novembro, 2025
A cerimónia de instalação dos órgãos municipais, para o mandato 2025-2029, realizou-se no passado dia 31 de outubro, no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, contando com a participação dos autarcas, bem como de representantes de diversas entidades e do movimento associativo.
A sessão foi conduzida pelo Presidente cessante da Assembleia Municipal, Júlio Lourenço Rodrigues, que, no seu discurso de despedida, deixou uma mensagem de união e esperança, apelando à continuidade do trabalho coletivo em prol do concelho.
Seguiu-se a tomada de posse dos membros do Executivo Municipal, composto por: Raquel Soares Lourenço (Coligação Sobral Pode Mais), Maria da Orada Gordo Chambel (Coligação Sobral Pode Mais), Luís Miguel Henriques Soares (CDU – Coligação Democrática Unitária), Diogo Pedro Barros Gregório (CDU) e Maria de Fátima da Cruz Simões Estevão (PS – Partido Socialista).
Posteriormente, tomaram posse os eleitos da Assembleia Municipal, que procederam à eleição da respetiva Mesa. O órgão será presidido por Joaquim Biancard Cruz, tendo como 1.ª Secretária Joana Botelho Correia e 2.ª Secretária Fernanda Conceição Gomes, todos pertencentes à Coligação Sobral Pode Mais.
Na composição da Assembleia Municipal figuram, pela Coligação Sobral Pode Mais, João Fernando Martins Ferreira e Amaral, Diogo Miguel Carvalho Patrício e Lília Patrícia dos Santos Avelar. Pela CDU, José Miguel Mendes Pina, Ana Paula Simões Ramos Ribeiro Lourenço, Pedro Alexandre Emídio Gonçalves, Raúl Manuel Ferreira Camilo e Hortense Margarida de Campos Bogalho. Pelo PS, Nuno Gonçalo de Oliveira Castanho Luís Fortes, Sofia Maria Corrêa da Silva Meireles Santos e Magda Isabel Onofre da Silva. Pelo Partido Chega, João Ricardo Ladeira Martinho.
Por inerência de funções integram igualmente a Assembleia Municipal os Presidentes de Junta de Freguesia, nomeadamente Cláudia Santos (MOVE-TE), da Freguesia de Sapataria; Nuno Miguel Carvalho Franco (CDU), da Freguesia de Santo Quintino; e Márcio Filipe da Cruz Vieira Lopes (Coligação Sobral Pode Mais), da Freguesia de Sobral de Monte Agraço.
No seu discurso, a Presidente da Câmara Municipal, Raquel Soares Lourenço, expressou o seu profundo agradecimento pela confiança depositada pelos sobralenses e reafirmou o compromisso de um mandato pautado pela responsabilidade, pela proximidade e pelo serviço público.
Encerrando a cerimónia, o Presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Biancard Cruz, apelou a todos os eleitos para que exerçam o seu mandato com sentido democrático, responsabilidade e elevação cívica, reforçando o papel da Assembleia como espaço de pluralidade das ideias, transparência, participação e serviço público.
O Município de Sobral de Monte Agraço expressa o seu agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço, ao Agrupamento de Escuteiros 272 – Sobral de Monte Agraço e à Academia de Música e Artes de Sapataria e Sobral de Monte Agraço (AMAS), que, em conjunto, contribuíram para o sucesso e solenidade da cerimónia, tendo a AMAS proporcionado a abertura musical da sessão.





































0 Comments