Património das Linhas de Torres recebeu a visita do Património Cultural, I.P.
- Em 4 Setembro, 2024
O Património Cultural, I.P. visitou, no passado dia 13 de agosto, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e o Circuito de Visita do Alqueidão, em Sobral de Monte Agraço, no âmbito do programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa.
A representante de Portugal no Comité Diretor dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, Catarina Oliveira, está a desenvolver um trabalho de parceria com os representantes portugueses que integram itinerários europeus certificados, como é o caso da Rota Histórica das Linhas de Torres, que faz parte do itinerário Destination Napoleon, e que é presidida por José Alberto Quintino, Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço.
Os oito municípios que integram a RHLT preservam e promovem o património material e imaterial do período em que Portugal foi invadido pelas tropas napoleónicas, entre 1807 e 1814. Deste, destacam-se os fortes construídos a norte de Lisboa, entre 1809 e 1811, que formaram linhas defensivas entre o Tejo e o mar para defender a capital – as chamadas Linhas de Torres. Este importante património militar é conhecido por ser o maior e mais eficaz sistema defensivo da Europa.
0 Comments