O Município de Sobral de Monte Agraço preparou um conjunto de informações, conselhos e dicas para que o seu Natal e a sua Passagem de Ano decorram de forma tranquila e harmoniosa com o ambiente, evitando a produção de resíduos desnecessários e o desperdício alimentar.

5 Dicas Ecológicas

Com o ano quase a chegar ao fim, é tempo de começar a planear a noite da Consoada, o dia de Natal e a Passagem de Ano. A lista de tarefas é grande e vai desde as decorações em casa, passando pela compra de presentes e ainda pela preparação das refeições desta quadra festiva.

Se o Natal e o Ano Novo são sobretudo sinónimo de festa, nos últimos anos tornaram-se também sinónimo de um aumento exponencial do consumo e, consequentemente, da produção de resíduos (papel de embrulho, caixas de brinquedos, pilhas, embalagens alimentares vazias, entre muitos outros), que muitas vezes acabam por não ser separados corretamente nem depositados nos respetivos ecopontos.

Para mudar esta realidade existem várias dicas simples que pode pôr em prática.

Saiba como pode contribuir para uma época festiva mais ecológica!

Decorações de Natal

Manda a tradição que a árvore de Natal seja montada e decorada no início do mês de dezembro. Existem duas opções para a árvore de Natal: natural ou artificial.

Se optar por uma árvore natural em vaso deverá tentar que seja de uma espécie autóctone. Esta opção permite que, após utilizada, a árvore possa ser plantada no solo. Outra opção passa por utilizar como árvore de Natal os ramos provenientes das podas e cortes feitos na floresta de forma responsável, na medida em que não implicam o corte ou o abate de árvores, podendo estes resíduos ser depois encaminhados para compostagem.

Se a preferência recair sobre uma árvore artificial (maioritariamente composta por plástico) deve-se apostar na sua longevidade e manutenção ano após ano. Se for guardada e bem acondicionada na sua caixa, manter-se-á como nova.

Relativamente aos elementos decorativos, não devem ser utilizados elementos naturais provenientes de espécies em perigo, como o azevinho que é uma espécie protegida e em vias de extinção. A alternativa poderá passar por uma decoração artificial, apostando no uso de materiais resistentes, para que possam ser reutilizados no futuro, ou faça os seus próprios enfeites de Natal.

Iluminação de Natal

Quanto à iluminação, seja da árvore de Natal ou de espaços interiores/exteriores, prefira luzes LED, mais eficientes e de menor consumo energético (reduze os custos energéticos em cerca de 80%). Desligue a iluminação durante o dia e quando não está ninguém em casa.

Presentes para todos os gostos

Prefira brinquedos educativos, úteis e duradouros, produzidos com materiais como tecido e madeira e sem embalagens muito complexas, que são de difícil reciclagem. Opte pelos produtos que usem pilhas recarregáveis, que são mais económicas e ecológicas.

Prefira embrulhar os presentes com papel reciclado ou sobras de anos anteriores, pois os embrulhos em papel vistoso e brilhante, ainda que sejam bastante apelativos, não são muito amigos do ambiente.

Para os mais adultos, ofereça produtos de origem nacional, como vinhos, azeite, artesanato, doçaria tradicional ou frutos secos. No caso de produtos de perfumaria, cosmética ou higiene pessoal opte por produtos naturais. E na escolha de equipamentos elétricos e eletrónicos opte por soluções sustentáveis. Pode também oferecer cheques-prenda para inúmeras experiências culturais ou que possam ser trocados por livros, por exemplo.

Refeições

Em função do número de pessoas que estarão presentes faça uma lista de compras com os alimentos necessários, de modo a evitar desperdícios. Tenha em atenção a redução dos produtos embalados, para uma menor produção de resíduos. Privilegie os produtos regionais e nacionais adquiridos no comércio local.

À mesa, pode escolher louça convencional, toalhas e guardanapos de tecido, evitando os materiais descartáveis. Para as limpezas pós-festa, prefira os produtos biodegradáveis e em recargas.

Resíduos no ecoponto

Mesmo reduzindo ao máximo a produção de resíduos, quando o Natal e a celebração do Ano Novo chegarem ao fim, existirão várias embalagens para separar e colocar no ecoponto. Se possível, deve aguardar alguns dias até as depositar no respetivo ecoponto, de modo a evitar acumulações nos contentores durante a época festiva.

 

Apesar da sua maior importância numa época de grande consumo como o Natal/Ano Novo, muitos destes conselhos podem e devem ser seguidos durante todo o ano.

Evitar o Desperdício Alimentar

A quadra natalícia é a festividade em que mais comida se faz e, consequentemente, em que mais se desperdiça, já que é uma das alturas do ano em que mais se cozinha e em que as refeições são constituídas por vários pratos, consoante a tradição e o gosto de cada um.

O Desperdício Alimentar deve ser uma das nossas maiores preocupações, uma vez que, ao longo do ano, cada português desperdiça, em média, 132 kg de comida, e que a produção de comida que depois é desperdiçada gera 3,3 milhões de toneladas de gases de efeito-estufa que são emitidos para a atmosfera. Além disso, segundo o INE, se 20% dos alimentos que compramos forem desperdiçados, isso acarreta uma perda de 540€ no orçamento das famílias portuguesas.

Assim, deixamos algumas sugestões para evitar desperdiçar alimentos nesta época festiva:

  • Planeie a ementa, incluindo todos os pratos, entradas e sobremesas, e consoante o número de pessoas que vai estar à mesa
  • Organize uma lista de compras na qual irá colocar todos os alimentos de que precisa e nas quantidades necessárias e antecipe as compras, verificando o que possa já ter em casa
  • Na hora das compras, verifique os prazos de validade de todos os produtos.
  • Se nem sempre consegue consumir alimentos perecíveis (legumes e fruta) em tempo útil, opte por comprar em menores quantidades e/ou versões congeladas – duram mais tempo e as suas qualidades nutricionais não se alteram.
  • Preste atenção às embalagens muito grandes, se o conteúdo não for consumido antes do fim da validade deve optar por embalagens mais pequenas.
  • Conserve os alimentos da forma mais adequada.
  • “Reutilize” as sobras das refeições para elaborar outros pratos (por exemplo: roupa velha, pataniscas com as sobras de bacalhau, empadões, croquetes ou wraps com a carne que tenha sobrado.

Recolha de Resíduos no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço informa que existirão restrições na recolha de resíduos urbanos nestas datas festivas, pelo que apela à população para que contribua para a manutenção de um concelho limpo nos próximos dias.

Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro (sextas-feiras) não haverá recolha de resíduos urbanos.

Mais se informa que nos dias 24 e 31 de dezembro haverá recolha de resíduos urbanos apenas nos circuitos habituais de quinta-feira.

Faça a separação dos diferentes resíduos produzidos, reutilize os papéis de embrulho e os laços decorativos e encaminhe os diferentes materiais para reciclagem.

Se puder, adie alguns dias a deposição dos resíduos não orgânicos de forma a evitar a sua acumulação nos contentores.

Viva connosco a magia desta época festiva e ajude-nos a manter o concelho limpo!

5 Sugestões de Receitas com Sobras

Por mais que tentemos evitar, ter o frigorífico cheio de sobras do Natal parece ser inevitável. Temos 5 maneiras fáceis de as reutilizar! Seja criativo com estas receitas – zero desperdício alimentar e um sabor fantástico como objetivo final.

  1. Se preparou o tradicional bacalhau cozido com couves portuguesas, batatas, cenouras, grelos e ovos cozidos para a noite de Natal, aproveite estas sobras para preparar a conhecida “roupa velha” com todos os ingredientes que restaram. Desfie o bacalhau, corte os legumes e saltei-os em azeite e alho.
  2. Se sobrou apenas o bacalhau da Consoada, prepare um risotto de bacalhau. Adicione-lhe grão ou espargos e delicie-se com o prato italiano com uma salada acompanhar.
  3. Se optou pelo polvo cozido, aproveite as suas sobras para fazer um arroz de polvo. Adicione os pedaços de polvo quando o arroz estiver praticamente cozido e tempere com salsa fresca.
  4. Se este ano optou por fazer peru ou cabrito, prepare um empadão com as sobras e aproveite as batatas para fazer puré. Desfie o peru/cabrito e faça um refogado com tomate, alho e cebola picada. Coloque o preparado numa massa quebrada e leve ao forno.
  5. Se as sobras forem essencialmente de pão e legumes, não se preocupe. Prepare umas migas de legumes. São uma óptima alternativa aos tradicionais acompanhamentos e podem ser feitas com as sobras da Ceia de Natal.